quinta-feira, 7 de maio de 2015

Av1 - Pedagogia - Comunicação e Linguagem

Av1 - Pedagogia - Comunicação e Linguagem

1)Considerando que as concepções de linguagem já foram vistas de diferentes formas no decorrer de seus estudos. Hoje, essencialmente, uma dessas concepções prevalece sobre as demais. Assinale a alternativa que corresponde a essa concepção.


Alternativas:

a)A linguagem como expressão do pensamento.

b)A linguagem como um meio de comunicação.

c)A linguagem como forma de interação.

d)A linguagem como expressão do discurso.

2)A língua oferece, para a comunicação social, tipos de linguagem diferenciados. Sobre elas, assinale a alternativa que apresenta os tipos e todos os exemplos correspondentes de forma correta.



Alternativas:

a)Linguagem verbal (cartas, vestimentas e conversa telefônica)

b)Linguagem não verbal (imagens, cores e comportamentos)

c)Linguagem verbal (olhares, placas de trânsito e poemas)

d)Linguagem não verbal (música, gestos e fábula)

3)Num país multifacetado como o Brasil, a variação linguística é um fenômeno que faz parte do cotidiano social. Essa variação da língua ocorre devido a diversos fatores. Assinale a alternativa que apresenta os três principais motivos:



Alternativas:

a)Regionais, socioculturais e contextuais.

b)Relacionais, regionais e escolares.

c)Socioculturais, educacionais e profissionais.

d)Estaduais, gramaticais e sociais.

4)Observe o texto a seguir:



Disponível em:  http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,33408579,00.jpg. Acesso em: 26 fev.2015.

Levando em consideração o conceito de língua e variação, assinale a alternativa que representa a cena retratada.

Alternativas:

a)Trata-se de um caso de variação devido à faixa etária, pois os personagens apresentam idades diferentes.

b)Trata-se de um caso de linguagem verbal, pelo uso do "ha,ha,ha" e pela pontuação empregada.

c)Trata-se de um caso de preconceito linguístico, pois um personagem, ao falar, sofre deboche por parte do outro.

d)Trata-se de um caso de comunicação e não variação, pois a língua é igual em todos as regiões.

5)Leia o texto a seguir:



Disponível em: >http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/Devorar%20no%20sentido%20de%20destruir.jpg. Acesso em: 26 fev.2015.

As palavras podem ser aplicadas em eixos distintos de comunicação: denotativo e conotativo em diversas ocasiões. É importante considerar sempre o contexto e a intenção do falante. Neste sentido, considerando o texto lido, assinale a alternativa que apresenta a explicação correta sobre o uso da linguagem na propaganda



Alternativas:

a)O sentido do verbo devorar se aplica somente àquele referente ao ato de comer, pois está é a principal ação do homem na sociedade.

b)O sentido do verbo devorar está aplicado com o sentido apenas de destruição, pois o homem não pensa nas consequências de suas ações para o planeta.

c)O sentido do verbo devorar, neste caso, está ancorado na imagem de uma pessoa completamente nervosa com a situação do planeta.

d)O sentido do verbo devorar não se aplica somente àquele referente ao ato de comer, mas sim ao ato de destruir o planeta por meio da ação do próprio homem.

Um comentário:

  1. Resposta: 1C 2B 3A 4C 5D (Se você gostou da postagem, deixe seu comentário aqui. e participe da página! )

    ResponderExcluir