quinta-feira, 7 de maio de 2015

Av2 - Pedagogia - Comunicação e Linguagem

Av2 - Pedagogia - Comunicação e Linguagem

1)Observe o fragmento abaixo:

"O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência." (BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília:1998, p. 23)


Nesse sentido, assinale a alterativa que apresenta uma afirmação sobre o conceito de texto e sua importância:

Alternativas:

a)O texto é a forma escrita de representar a linguagem exclusivamente formal que aparece na área científica;

b)O texto é a utilização da grafia para a construção de parágrafos que não necessitam de ordem nem sentido;

c)O texto deve ser visto como toda elaboração exclusivamente escrita de um objeto produzido na fala;

d)O texto deve ser visto como uma unidade coesa e coerente e trata-se da materialização do discurso.

2)Segundo Bakhtin (2010) as condições de produção são elementos constitutivos dos gêneros discursivos e são elas as responsáveis pela produção e significação dentro das esferas sociais nas quais esses gêneros estão inseridos.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresente as condições de produção:

Alternativas:

a)Coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, intertextualidade – citação de outros textos de forma contextualizada;

b)Locutor - quem, interlocutor – para quem, objetivo – por que, veículo - onde, esfera de circulação - onde e contexto - quando;

c)gênero discursivo – texto, conteúdo temático – tema abordado, construção composicional – forma estrutural de produção;

d)Conteúdo temático – tema abordado, coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, locutor – quem.

3)Observe a afirmação de Bakhtin:

"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo [...]" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261).

Essa definição apresentada por Bakhtin, refere-se aos:

Alternativas:

a)conteúdos temáticos;

b)estilos;

c)Gêneros discursivos;

d)estudos linguísticos;

4)Observe a definição de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos:

"Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso." (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

O que Bakhtin afirma neste trecho é que:

Alternativas:

a)Os gêneros discursivos possuem estabilidades em sua forma, mas a particularidade do produtor é individual;

b)Os gêneros discursivos não possuem regularidades, de forma que torna-se difícil agrupar estes enunciados;

c)Os gêneros discursivos possuem condições específicas de produção que são delimitadas exclusivamente pelo público;

d)Os gêneros discursivos são formas de se empregar a língua de forma a impossibilitar o reconhecimento de características quanto a sua forma.

5)Observe o texto abaixo:

"A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque em cada campo dessa atividade é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

Conforme já dito por Bakhtin, a diversidade dos gêneros discursivos é incontável, uma vez que os gêneros transformam-se e dão origem a novos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta gêneros discursivos que evoluíram ou surgiram com a intenção de ocupar o mesmo espaço comunicativo:

Alternativas:

a)canção – poema;

b)bilhete – receita.

c)romance – conto;

d)carta – e-mail.

Um comentário:

  1. Resposta: 1D 2B 3C 4A 5D ok (Se você gostou da postagem, deixe seu comentário aqui. e participe da página! )

    ResponderExcluir